As transformações sociais através da evolução das cidades

15

A partir das aulas sobre a ascensão do Feudalismo e, consequentemente, o surgimento dos Burgos, os alunos do 7º ano A buscaram representar de maneira criativa como o conceito de cidade surgiu e, principalmente, como ela evoluiu como centro das civilizações, e acompanhou a história humana desde a Antiguidade até a contemporaneidade.

Partindo de um resgate histórico, demonstraram como as invasões barbaras, contribuíram para que boa parte da população europeia durante a Idade Média, se viram forçados a irem para o campo atrás de refúgio e segurança em terras de latifundiários. Da criação de comunidades nestes latifúndios verificou-se a formação dos feudos, que deram o caráter rural ao período medieval.

Com o renascimento comercial e urbano, as cidades voltaram a se desenvolver agora a partir dos burgos, como centros comerciais e culturais, além de verem desenvolver o capitalismo.

O desenvolvimento verificado durante os anos seguintes, deu impulso à urbanização de vastos espaços territoriais, levando à necessidade de criar políticas de planejamento e urbanização, o que contribuiu para a evolução da vida urbana atual.

Prof. Fernando

Fechar Menu