Nossa Filosofia

Reconhecemos os nossos alunos como criaturas de Deus e alvos do Seu Amor. Nesta visão, a filosofia educacional luterana agrega à formação cognitiva, valores como: a fé, o amor, o respeito, a liberdade a justiça, a paz e a vida. As escolas luteranas têm como missão formar para a vida. Para isso, além do ensino religioso, a Comunidade Escolar tem o apoio da Pastoral Escolar, um serviço de orientação e aconselhamento.

Nossa Proposta Pedagógica

Entendemos que a aprendizagem precisa ser significativa, fazer sentido e produzir transformações na vida das pessoas. Precisa levar à consciência de que “estamos aí” para ajudar a promover um mundo melhor. Isto só é possível, quando as pessoas são capazes de interpretar a realidade e a interferir sobre ela visando o bem-estar comum.

O nosso sistema de ensino privilegia o processo onde o aluno recebe do professor, as dicas, os mapas, a partir dos quais vai progressivamente construindo o conhecimento. O aluno precisa da mediação do professor, mas a aprendizagem acontece porque o ser humano é capaz de construir-se a si mesmo. A escola precisa ser para o aluno a oficina da vida, indicando o caminho do conhecimento, motivando ações, gerando crescimento e formando para a vida, pessoas capacitadas a conviver e a competir no mundo do seu tempo.

O Colégio Luterano adota o material didático do Sistema Positivo de Ensino

O Sistema Positivo segue a Tendência Progressista, concepção didática, cognitiva, sócio-histórica, interacionista, crítico-social dos conteúdos encontrados nos princípios de educação de Piaget, Vygtoski e Wallon, também em Saviani, Libâneo, Luckesi, Rubem Alves e Paulo Freire, que compreendem a realidade e o conhecimento de maneira histórica. A mediação se realiza através do professor e a internalização pelo aluno ocorrendo assim o movimento dialético do pensamento, passando da ação para a conceituação na construção do conhecimento.

Fechar Menu