500 dias para os 500 anos

DSC098640011

No dia 18 de junho último, no Colégio Luterano São Paulo, das 19h30 às 22h30, teve palco o evento: A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE LUTERO. Esta atividade era parte das comemorações, promovidos por entidades e igrejas protestantes e luteranas em nível mundial, para marcar a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana (31/10/1517 – 31/10/2017), quando o Reformador Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja da cidade de Wittenberg, na Alemanha.

A programação iniciou por um “Momento com Bach” – com a Pianista Raquel Scherk e o Violinista Mateus Pereira de Souza executando músicas do grande compositor luterano Johann Sebastian Bach. Em seguida assumiu a palavra o Prof. Dr. Lauri Emílio Wirth (Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP), que dirigiu uma conferência sobre o tema “A atualidade do pensamento de Lutero”. Foi, sem dúvida, o momento mais significativo da noite e razão do evento. O conferencista falou aos presentes sobre a impressionante vitalidade e extraordinária atualidade dos escritos e ideias de Lutero. Aproveitou o momento também para falar sobre o Projeto internacional “Radicalizando a Reforma”.

Encerrou-se a noite com um happy hour e uma belíssima exposição das principais obras de Lutero – consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO – em diversas edições e línguas, incluindo um fax símile de uma edição da Bíblia de 1545, a última que contou com correções do próprio Lutero. Contou também com outros itens iconográficos da Reforma ou alusivos a ela, como uma significativa coleção sobre Lucas Cranach, o Velho, pintor de maior expressão do período inicial da Reforma.

Estiveram presentes várias pessoas do meio religioso em geral, e autoridades acadêmicas, dentre as quais o Prof. Dr. Roberto Carlos Gomes de Castro, editor do Jornal da USP e apresentador do programa “Manhã com Bach” (Rádio USP), e o prof. Dr. Luiz Jean Lauand, presidente do CemOrOc – Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente FEUSP – e professor dos Programas de Pós-Graduação de Educação e Ciências da Religião da UMESP.

O evento foi promovido pelo Distrito Luterano Paulista e o Colégio Luterano São Paulo, e organizado pelo Prof. André Luís Bender, Agente da Capelania Escolar e do Diretor Enio Starosky.

Fechar Menu