Não deve ser notícia nova para ninguém que no Brasil temos uma das médias mundiais mais baixas de livros lidos por ano. Um estudo publicado pelo Instituto Pró Livro em setembro de 2020 que dirigiu a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil ( https://agenciabrasil.ebc.com.br/ ), revelou que 48% da população brasileira acima de 5 anos de idade não tinham lido nenhum livro, nem mesmo em parte, nos 3 meses anteriores à pesquisa. Embora esse estudo tenha reafirmado o que pesquisas anteriores já revelavam, ou seja, que a Bíblia é tipo de livro mais lido e o mais marcante para os leitores, é muito preocupante que o apreço pela prática da leitura continue sendo tão baixo.
Ninguém discorda que os benefícios do hábito da leitura são extraordinários. O aumento nas oportunidades profissionais é apenas um deles. Quanto mais diversificadas forem as fontes de leitura, maior será a capacidade de compreender um texto, de falar com propriedade sobre um assunto, articular argumentos, defender uma ideia, seja na comunicação falada ou escrita.
Pensando nisso, o Colégio Luterano decidiu que em 2023 os livros paradidáticos farão parte do material didático bimestral sem custo adicional na anuidade. Em parceria com a Editora Maralto implantaremos o Programa de Formação de Leitores. Cada aluno do 1º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio receberá os livros como parte do seu material didático. Nesses segmentos o aluno receberá 4 livros ao longo do ano. O catálogo de títulos será selecionado pelo colégio. Os livros serão lidos para discussão em sala de aula e a atividade desenvolvida a partir da leitura será um dos critérios de avaliação. O programa contará com o apoio dos autores e da editora, assessoria literária, 1 encontro anual com as famílias, proposta de leitura para professores e guia de leitura para as famílias.
Vamos ajudar a transformar o cenário negativo da leitura no Brasil com livros de qualidade aliados a um Programa de Formação de Leitores!