Jovens autores do Colégio Luterano são homenageados por publicação científica internacional

banner cemoroc 2024 novembro

Jovens autores do Colégio Luterano são homenageados por publicação científica internacional

No dia 22 de novembro, o Colégio Luterano realizou mais uma cerimônia especial para homenagear um grupo de jovens autores que conquistou reconhecimento acadêmico ao publicar artigos científicos na prestigiada Revista Internacional d’Humanitats (Ano XXVIII – nº 63/64) vinculada à USP. A revista é uma parceria do Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente vinculado à Faculdade de Educação da USP (Cemoroc-FEUSP), com a Universitat Autònoma de Barcelona. A revista, que já tem 28 anos de existência, nos últimos sete anos também publica a série especial COEPTA, reunindo artigos de jovens autores de escolas públicas e particulares brasileiras, entre as quais, o Luterano. A edição completa pode ser lida em http://www.hottopos.com/rih63/index.htm  

O evento contou com a presença de professores, familiares, Supervisores de Ensino e representantes da comunidade acadêmica da USP (Dra. Aida Hanania – fundadora das Línguas Árabes; Prof. Clodoaldo Colello – Conselheiro do Cemoroc e Dra. Sílvia de Mattos Gasparian Colello – Livre Docente e Vice-Presidente e Editora-chefe das revistas do Cemoroc)  e destacou o talento e o esforço dos estudantes que se dedicaram à pesquisa científica. Os artigos publicados abordaram temas relevantes e inovadores, resultado de meses de estudo, orientação pedagógica e prática de metodologias científicas. 4 alunos do Luterano tiveram seus artigos publicados: Isabella C. Costa, Leonardo da Silva Baptista, Sarah L. Valcacer e Thamires Santana.

A abertura do evento foi dirigida pelo nosso diretor, Prof. Dr. Enio Starosky, que em seguida convidou os presentes para acompanhar, por vídeo, a mensagem do Diretor-Presidente do Cemoroc, Prof. Dr. Jean Lauand. O Prof. Jean saudou a todos, especialmente os jovens autores enfatizando o extraordinário impacto de iniciativas educacionais que promovem a ciência entre as novas gerações. Também destacou a belíssima mensagem que o Prof. Dr. Paulo Ferreira da Cunha enviou especialmente para os jovens pesquisadores ( a versão ampliada em vídeo encontra-se em: https://www.youtube.com/watch?v=ggFX7h_s1UY ). O Dr. Ferreira da Cunha, catedrático da Universidade do Porto, foi um dos fundadores do Projeto Coepta e é atualmente juiz da Suprema Corte de Portugal.  

Os demais atos da cerimônia foram dirigidos pela presidente da mesa, Profa. Sílvia, que dirigiu uma mensagem de incentivo para que os jovens sigam explorando novos horizontes no universo da pesquisa e deu ênfase à extraordinária importância dessa publicação para o futuro acadêmico dos jovens autores.

Com este evento o Colégio Luterano reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do futuro, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e científico do país “esperando que a publicação destes artigos possa inspirar muitos outros estudantes no entusiasmo pelos estudos e na aproximação com as práticas investigativas e também possa encorajar os educadores na luta por uma educação de qualidade…” (os Editors na Nota Editorial).

Veja todas as fotos disponíveis em nosso Facebook

 

Garanta um ensino de excelência para 2025!

Acreditamos no poder transformador da educação, pois “quando a escola progride, tudo progride” (Lutero)

91 anos ensinando para a vida – aqui há um lugar para você!

#ipiranga #sacomã #sacoma #moinhovelho #viladasmerces #viladasmercês #educacaoinfantil #ensinofundamental #ensinomedio #superior #escola #luterano #luteranos #colegio #cemoroc #usp #matrículas2025 #pes #cambridgeexams #cambridge #rumoaos100anoscolusp