“Filosofia, Educação e Teologia” e “Tipos de Keirsey – Três estudos” (este em coautoria com Jean Lauand) são dois livros que acabam de ser publicados pela editora do Cemoroc, centro de pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
“Enio Starosky é um caso raro de intelectual, que conjuga uma intensa pesquisa de qualidade com o absorvedor trabalho de dirigir, com excelência, um dos maiores e mais importantes colégios da Capital”, diz o Prefácio do Prof. Lauand. Isso se deve ao fato de que sua pesquisa acadêmica se nutre da realidade educacional vivida na própria escola.
As obras apresentam estudos sobre a educação em C. S. Lewis e Josef Pieper (expoentes maiores da filosofia cristã contemporânea, aos quais o Prof. Enio dedicou sua dissertação de mestrado na Umesp) e David Keirsey (hoje, um dos mais destacados psicólogos da educação, tema de seu doutorado, também na Umesp).
O Prof. Enio, além de membro e diretor desse Centro de Pesquisas da USP, integra também a linha de estudos sobre Keirsey em Grupo de Pesquisas do CNPq. E como explicou em recente conferência sobre esse autor que ministrou para curso de Pós-Graduação na Feusp, David Keirsey é a melhor clave para uma educação que prioriza a compreensão da pessoa do educando, cada um com seu modo próprio de ser e de aprender.
Os livros receberão muito em breve edição impressa, mas já se encontram disponíveis como e-books em site da USP http://www2.fe.usp.br/%7Ecemoroc/page5.html, respectivamente em: http://www2.fe.usp.br/%7Ecemoroc/Starosky1.pdf e http://www2.fe.usp.br/%7Ecemoroc/Starosky2.pdf .